NOCAL CO-FINANCIA BOLSAS DE ESTUDO PARA FRANÇA

Teve lugar em Julho, na residência do embaixador de França em Luanda, a entrega oficial das Bolsas de estudo do Programa Quai d’Orsay/Enterprises, onde a Nocal pela primeira vez associou-se como parceira do programa.

O programa de bolsas é co-financiado pela Embaixada de França em Angola e por empresas francesas presentes em Angola, cujo objectivo é contribuir para a formação dos futuros quadros angolanos.

A Nocal integra este programa co-financiando bolsas de estudo para quatro estudantes angolanos puderem ter a sua formação na França nos seguintes sectores: engenharia mecânica e de produção, engenharia eléctrica e informática industrial, engenharia térmica e energia. Esses sectores são também considerados como  prioritários para o desenvolvimento do país. As bolsas são atribuídas com uma duração de três anos. Ao fim desta formação, os estudantes obtêm o grau de licenciados.

A bolsa inclui a hospedagem, bilhetes de passagem, computadores, inscrição num curso intensivo de francês e reforço científico de dois meses na França. A Embaixada custeia o curso preparatório de língua francesa, na Alliance Française de Luanda antes da partida, as propinas universitárias e a segurança social.

Os estudantes bolseiros, oriundos dos liceus Eiffel das províncias de Malanje e Onjiva, voltarão todos os anos à Angola para efectuarem um estágio de dois meses na empresa Nocal. O objectivo destes estágios práticos é de permitir, no final do curso, uma melhor integração profissional e contribuir, desta forma, à formação técnica dos futuros quadros de Angola nas áreas mais deficitárias.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *